O termo “remoto” significa distante no espaço e se refere a um distanciamento geográfico. O ensino é considerado remoto porque os professores e alunos estão impedidos por decreto de frequentarem instituições educacionais para evitar a disseminação do vírus. É emergencial porque do dia para noite o planejamento pedagógico para o ano letivo de 2020 teve que ser engavetado. Foi preciso pensar em atividades pedagógicas mediadas pelo uso da internet, pontuais e aplicadas em função das restrições impostas pela covid-19 para minimizar os impactos na aprendizagem advindos do ensino presencial. O currículo da maior parte das instituições educacionais não foi criado para ser aplicado remotamente.
Por Patricia Alejandra Behar, professora da Faculdade de Educação e dos programas de pós-graduação em Educação e em Informática na Educação.
Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/. Acesso em: 15 abril 2021.
Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (12) aponta que a educação brasileira poderá retroceder a níveis de aprendizagem de quatro anos atrás devido à suspensão das aulas presenciais por causa da pandemia.
A estimativa considera um cenário em que os alunos não aprenderam novos conteúdos durante as aulas on-line, seja por falta de acesso à internet e ferramentas tecnológicas, ou por perda de vínculo com a escola.
Os dados apontam que os mais prejudicados são:
• alunos do sexo masculino
• pardos, negros e indígenas
• com mães que não terminaram o Ensino Fundamental
Os menos prejudicados são:
• alunos do sexo feminino
• que se declararam brancas
• com mães que concluíram pelo menos o ensino médio
O estudo foi feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a pedido da Fundação Lemann. Ele usa como base os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A simulação considerou o aprendizado de alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio, em português e matemática.
A perda de aprendizagem em matemática é mais intensa, de acordo com a pesquisa, se comparada às perdas em português. Os alunos do ensino fundamental também foram mais prejudicados. Os dados indicam diferenças regionais, em que os alunos do Norte e Nordeste tiveram mais prejuízos na aprendizagem, se comparado a Sul e Sudeste.
Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/01/12/indice-de-aprendizagem-pode-retroceder-ate-4-anos-com-suspensao-de-aulas-presenciais-diz-pesquisa.ghtml. Acesso em: 15 abril 2021.
Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/06/09/quase-40percent-dos-alunos-de-escolas-publicas-nao-tem-computador-ou-tablet-em-casa-aponta-estudo.ghtml. Acesso em: 15 abril 2021.
“Eu acho que escola alguma estava preparada para tal situação. Mas vejo que a grande maioria está se empenhando demais para dar o seu melhor. Entretanto, vale ressaltar que a experiência acumulada até o momento anterior à pandemia é de ensino presencial. Portanto, talvez pode-se trocar a palavra prejuízo por adaptações. Seria necessário, sim, fazer algumas adaptações”, afirma a professora Ana Eliza Guimarães.
Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/carreira/pedagogos-superam-desafios-para-dar-aulas-durante-a-pandemia. Acesso em: 16 abril 2021.
Disponível em: https://www.inesc.org.br/educacao-publica-numa-democracia-moribunda/. Acesso em: 15 abril 2021.
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Os desafios da educação brasileira no contexto pandêmico” apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.