EDUCAÇÃO NA PANDEMIA - Redação

EDUCAÇÃO NA PANDEMIA

Instruções para a redação

1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O Texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
   4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.
   4.2. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
   4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.

Textos Motivadores

Texto 1

O termo “remoto” significa distante no espaço e se refere a um distanciamento geográfico. O ensino é considerado remoto porque os professores e alunos estão impedidos por decreto de frequentarem instituições educacionais para evitar a disseminação do vírus. É emergencial porque do dia para noite o planejamento pedagógico para o ano letivo de 2020 teve que ser engavetado. Foi preciso pensar em atividades pedagógicas mediadas pelo uso da internet, pontuais e aplicadas em função das restrições impostas pela covid-19 para minimizar os impactos na aprendizagem advindos do ensino presencial. O currículo da maior parte das instituições educacionais não foi criado para ser aplicado remotamente.

Por Patricia Alejandra Behar, professora da Faculdade de Educação e dos programas de pós-graduação em Educação e em Informática na Educação.

Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/. Acesso em: 15 abril 2021.

Texto 2

Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (12) aponta que a educação brasileira poderá retroceder a níveis de aprendizagem de quatro anos atrás devido à suspensão das aulas presenciais por causa da pandemia.

A estimativa considera um cenário em que os alunos não aprenderam novos conteúdos durante as aulas on-line, seja por falta de acesso à internet e ferramentas tecnológicas, ou por perda de vínculo com a escola.

Os dados apontam que os mais prejudicados são:

alunos do sexo masculino

pardos, negros e indígenas

com mães que não terminaram o Ensino Fundamental

Os menos prejudicados são:

alunos do sexo feminino

que se declararam brancas

com mães que concluíram pelo menos o ensino médio

O estudo foi feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a pedido da Fundação Lemann. Ele usa como base os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A simulação considerou o aprendizado de alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio, em português e matemática.

A perda de aprendizagem em matemática é mais intensa, de acordo com a pesquisa, se comparada às perdas em português. Os alunos do ensino fundamental também foram mais prejudicados. Os dados indicam diferenças regionais, em que os alunos do Norte e Nordeste tiveram mais prejuízos na aprendizagem, se comparado a Sul e Sudeste.

Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/01/12/indice-de-aprendizagem-pode-retroceder-ate-4-anos-com-suspensao-de-aulas-presenciais-diz-pesquisa.ghtml. Acesso em: 15 abril 2021.

Texto 4

“Eu acho que escola alguma estava preparada para tal situação. Mas vejo que a grande maioria está se empenhando demais para dar o seu melhor. Entretanto, vale ressaltar que a experiência acumulada até o momento anterior à pandemia é de ensino presencial. Portanto, talvez pode-se trocar a palavra prejuízo por adaptações. Seria necessário, sim, fazer algumas adaptações”, afirma a professora Ana Eliza Guimarães.

Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/carreira/pedagogos-superam-desafios-para-dar-aulas-durante-a-pandemia. Acesso em: 16 abril 2021.

Texto 5

Disponível em: https://www.inesc.org.br/educacao-publica-numa-democracia-moribunda/. Acesso em: 15 abril 2021.

Sobre a proposta

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Os desafios da educação brasileira no contexto pandêmico” apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Código do tema: EOL1007

+ Propostas de Redação
Acesse os textos motivadores do tema clicando em LEIA MAIS.