Lembrar Senha

Por que você, estudante do ensino médio, deve fazer o PISM?

Blog

Na busca pelo ingresso em uma Universidade Pública Federal, a UFJF passou a oferecer desde 2001, uma nova porta de entrada para o ensino superior através do Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM). No intuito de aperfeiçoar os processos de admissão das pessoas nas universidades de uma forma que combinasse mais com a vida escolar, você, estudante, tem a possibilidade de através de um “vestibular seriado”, ou seja, durante os seus três anos de estudos no ensino médio, realizar provas com conteúdo referente as respectivas séries estudadas. E o melhor, metade das vagas oferecidas pela UFJF atualmente, são disponibilizadas via PISM. Em 2020, A instituição oferece 2.303 vagas pelo programa, distribuídas entre 76 cursos de graduação, sendo 1.903 para o campus Juiz de Fora e 400 para o de Governador Valadares, para entrada tanto no primeiro como no segundo semestre de 2022. Está vendo, como é mais fácil do que imaginava entrar na Federal em Juiz de Fora?

E para você que não sabe como funciona a pontuação e também a média de pontuação máxima e mínima para ser aprovado no curso do seu sonho, nós, da Escola Online viemos aqui explicar de forma simples, o funcionamento dessa pontuação. Veja essa fórmula:

Pontuação Final = (Módulo I) × 2 + (Módulo II) × 3 + (Módulo III) × 5

Não entendeu? Simples. Os módulos I e II valem 120 pontos cada e contam com questões objetivas e discursivas (5 objetivas e 2 discursivas para cada disciplina), sendo que no módulo 1, o peso é 2, ou seja sua nota multiplicada por 2. Já no módulo 2, o peso é 3, então sua nota multiplicada por 3. Já no terceiro ano, onde você deverá escolher seu curso, a prova vale 140 pontos e é composta por duas provas com questões objetivas, para todos os candidatos, e provas discursivas de acordo com a área de conhecimento correspondente ao curso escolhido pelo candidato. A nota máxima possível no PISM é 1.300 pontos. Ficou mais fácil entender agora!

E para facilitar sua escolha, a UFJF, oferece as notas de corte dos últimos anos, podendo ser consultadas, para que tenha uma referência de como alcançar o curso dos seus sonhos. É só consultar essas notas nos links abaixo, e junto com a gente da Escola Online, partir para sua aprovação!

Comente aqui
O seu endereço de email não será exibido no comentário
Campos obrigatórios estão indicados com Asterisco ( * )
Ainda restam caracteres.