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A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NAS ESCOLAS NO BRASIL - Redação

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NAS ESCOLAS NO BRASIL

Instruções para a redação

1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O Texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
   4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.
   4.2. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
   4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
Textos Motivadores

Texto 1

A historiografia brasileira é até hoje uma narrativa contada majoritariamente por brancos, por herdeiros das elites e por visões completamente eurocêntricas e descomprometidas com o testemunho, o registro em primeira pessoa e a trajetória de luta e resistência dos povos oprimidos e marginalizados. Ana Beatriz Castro, que é estudante do segundo semestre de História da Universidade de Brasília, concluiu o ensino médio em 2021. Do tempo que estudava numa escola pública do Distrito Federal, ela contou que a cultura e a história afro-brasileira eram pouco abordadas em sala, ficando as discussões concentradas no período de comemoração do dia da consciência negra, em 20 de novembro. Para Ana Beatriz, isso aconteceu, porque os professores não tinham a formação adequada para tratar o tema.  Quando o assunto for o ensino de história da África, eu acho que vou estar mais bem preparada. Primeiro, porque a gente está tendo essa matéria e, segundo, porque é um assunto pelo qual eu me interesso.

Fonte:  https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2023/01/06/lei-que-torna-obrigatorio-o-ensino-de-historia-e-cultura-afrobrasileira-completa-20-anos. Acesso em 04 ago. 2023.


Texto 2

 Uma das principais queixas de especialista em educação e de membros do movimento negro sobre os 20 anos da lei é a falta de fiscalização sobre o cumprimento da medida por secretarias municipais e estaduais de educação. O tema é visto como importante inclusive para combater a diferença de aprendizagem entre alunos brancos e negros. Uma pesquisa com dados do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) de 2019 mostrou que há uma diferença expressiva no percentual de aprendizado de estudantes brancos e pretos. Feita pelo Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional) a pedido da Fundação Lemann, a pesquisa avaliou alunos do 5º e 9º ano, nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. Os resultados mostraram que as diferenças de aprendizagem aparecem mesmo quando os estudantes pertencem ao mesmo grupo socioeconômico.

Fonte:  https://jornal.unesp.br/2023/02/10/historia-afro-brasileira-nas-escolas-professoras-comentam-avancos-e-dificuldades/. Acesso em 04 ago. 2023.


Texto 3

Para ser mais inclusiva, a escola precisa valorizar o legado do povo afro-brasileiro na sociedade e traduzir essa proposta em ações concretas para alunos e docentes durante o ano inteiro, e não somente de maneira pontual. É o que pensa Míghian Danae, professora da Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira do câmpus dos Malês em São Francisco do Conde, na Bahia. “Esse debate não é opcional, é obrigatório desde 2003. Essas mudanças devem se refletir no dia a dia da escola, e as professoras e professores precisam ser capacitados para transmitir esses conhecimentos para os alunos”, afirma. Um exemplo desse trabalho é realizado desde 2014 na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Carolina Maria de Jesus, em São Paulo. Todo ano, as crianças participam de um projeto que visa a apresentar a diversidade dos povos que compõem o Brasil. Elas pesquisam etnias africanas e povos originários e depois compartilham os resultados entre si e com a comunidade. Por meio de brincadeiras, jogos, literatura e música, a instituição busca conscientizar e educar os alunos. “Assim, ao longo do ano, eles vão desenvolvendo um repertório repleto de referências das etnias indígenas e afro-brasileiras.

Fonte:  https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/sete-em-cada-dez-cidades-ignoram-lei-que-combate-racismo-nas-escolas-diz-pesquisa/. Acesso em 30 mai. 2023.


Texto 4

Fonte:  https://g1.globo.com/educacao/noticia/2019/11/06/taxa-de-jovens-negros-no-ensino-superior-avanca-mas-ainda-e-metade-da-taxa-dos-brancos.ghtml. Acesso em 20 jun. 2023.


Texto 5

Souza conta sua própria experiência no processo de aprendizado sobre a história afro-brasileira. “Eu estudei em escolas que sempre colocavam as populações negras como sinônimos de escravos, escravizados, criminosos e criminosas, ou sinônimo de pessoas ridículas, como, por exemplo, a Tia Nastácia, a negra beiçuda que só fala bizarrices, segundo o discurso da Emília, ambas personagens do Sítio do Picapau Amarelo”, conta Souza. Para exemplificar sua afirmação, Souza fala sobre a escola onde estudou o ensino fundamental, no interior do Estado de São Paulo. “Uma escola de maioria branca, durante uma aula de português na sétima série, a professora apresentou um texto de dois meninos, um branco, que todos os dias falava do pai, um industrial presente rotineiramente nos jornais e na televisão. Ainda segundo o texto, um menino negro quis mostrar que seu pai também aparecia no jornal. Mas o pai do garoto negro apareceu no jornal porque tinha feito um assalto; nesse momento da leitura do texto eu tive vontade de entrar debaixo da carteira e sumir, era sempre assim.”

Fonte  https://jornal.usp.br/atualidades/racismo-no-pais-esta-enraizado-na-educacao-escolar/. Acesso em 27 jun. 2023.


Sobre a proposta

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo da sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A importância do ensino da cultura afro-brasileira nas escolas do Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.

Código do tema: EOL1054

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