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ESTRATÉGIAS PARA AMPLIAÇÃO DO ACESSO A CULTURA NO BRASIL - Redação

ESTRATÉGIAS PARA AMPLIAÇÃO DO ACESSO A CULTURA NO BRASIL

Instruções para a redação

1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O Texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
   4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.
   4.2. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
   4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
Textos Motivadores

Texto 1

Um dos maiores impasses enfrentados pelos brasileiros no acesso a cultura é a distribuição desigual do patrimônio artístico. Por exemplo, segundo o estudo realizado pelo o IPHAN (2010), enquanto 70% das cidades do Estado do Rio Janeiro declaram possuir exposições de artes plásticas, 72,3% dos municípios brasileiros não apresentam nenhum tipo de exibição. Ou seja, o acesso à cultura pode ser limitado pela concentração da oferta. Por outro lado, a pesquisa realizada pelo Ministério da Cultura em 2013 demonstrou que 75% dos brasileiros ou não frequentam ou nunca foram a um museu. Entre os diversos motivos, destaca-se que muitos dos entrevistados afirmam não se sentir pertencentes à expressão cultural oferecida por eles. Deste modo, a inclusão cultural depende não só da formação de um público consumidor, mas também da redefinição dos valores enraiado.

Fonte: https://medium.com/@leandrogomes/a-falta-de-acesso-%C3%A0-cultura-na-sociedade-brasileira-b16e81ddf09. Acesso em 15 ago. 2023.


Texto 2

O relatório do IBGE mostra que, de 2014 a 2018, o percentual de trabalhadores na área cultural com carteira assinada caiu de 45% para 34%, e a informalidade cresceu praticamente na mesma medida. Os dados mostram que o total dos valores investidos em cultura até cresce ao longo dos anos, mas abaixo dos índices de inflação. Pior: ao mesmo tempo a participação do setor dentro dos orçamentos públicos diminui. A pesquisa também revela quem são os maiores prejudicados com isso. “A população de baixa renda, população jovem, pessoas negras, de uma forma geral pessoas que residem em locais menos privilegiados”, disse Jefferson Mariano, analista socioeconômico do IBGE. Na definição usada pelo IBGE, 44% dos pretos e pardos vivem em cidades sem cinemas, contra 34% da população branca; 37%, em cidades sem museus, contra 25% dos brancos. Em cidades sem nenhum teatro ou sala de espetáculo, a diferença é a mesma.

Fonte: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2019/12/10/pesquisa-do-ibge-mostra-como-e-desigual-o-acesso-a-cultura-e-ao-lazer.ghtml. Acesso em 08 ago. 2023


Texto 3

O acesso à arte e à cultura no Brasil ainda é desigual. Essa afirmação é reflexo de uma realidade que existe no nosso país há anos, e que tem muito a avançar. Desde sempre, a condição de vulnerabilidade social das pessoas pode ser medida pelo acesso que elas têm aos serviços no seu dia a dia, inclusive à cultura. A discussão é extensa e não há aqui a pretensão de esgotar o assunto, mas colocar em pauta os motivos para o cenário perdurar há tanto tempo. O primeiro deles é a distância. Por todo o país, são nos centros urbanos que se localizam a maioria dos bens e serviços públicos de melhor qualidade. Isso em qualquer área, especialmente naquelas que são objetos da nossa discussão. Habitualmente, nos centros urbanos se concentram a maioria dos espaços e equipamentos culturais. Outro motivo está na gestão. Educação, saúde, assistência social e infraestrutura ocupam o topo dos investimentos, enquanto a pauta cultural tem menos prioridade na agenda política. Como resultado, geralmente, assuntos dessa pasta são compartilhados com setores, como de educação, ou turismo, por exemplo, e poucas administrações destinam uma secretaria para a cultura. E não deveria ser assim, já que a cultura representa um ativo econômico importante. Outros países já entenderam isso: na Alemanha, a indústria criativa faz parte do PIB; nos Estados Unidos, a segunda maior indústria é a audiovisual. Aqui no Brasil, desde 2008, a indústria criativa emprega mais pessoas que o setor de automobilismo.

Fonte: https://www.em.com.br/app/noticia/opiniao/2022/08/18/interna_opiniao,1387324/democratizar-o-acesso-a-cultura-uma-agenda-urgente-e-importante.shtml. Acesso em 08 ago. 2023.


Texto 4

Como democratizar a cultura para todos os brasileiros?

Para democratizar a cultura em nosso país, seria necessário contar com um grande incentivo por parte do Poder Público. Devemos sempre lembrar que, segundo a própria Constituição Federal, no artigo 215, é possível verificar que isso é obrigação do Estado. Pressionar os órgãos públicos por verba necessária para a construção de um espaço cultural, ou ainda incentivar a prática em ambientes já existentes, é direito de todo cidadão. Porém, sabemos que, nem sempre, esse tipo de iniciativa tem efeito. No entanto, infelizmente, essa é a saída atual. Até existem alguns projetos em andamento, que visam estimular a cultura em nosso país, porém, como vemos, ainda são poucos. É necessário que o Governo olhe para a cultura com mais carinho.

Fonte: https://www.sabra.org.br/site/democratizar-acesso-cultura/. Acesso em 08 ago. 2023.


Texto 5

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/paywall/adblock.shtml?origin=after&url=https://m.folha.uol.com.br/ilustrada/2014/09/1521173-no-brasil-42-nao-consomem-cultura.shtml?loggedpaywall/. Acesso em 08 ago. 2023.

 


Sobre a proposta

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo da sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Estratégias para ampliação do acesso à cultura no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.

Código do tema: EOL1057

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