O total das perdas causadas pela criminalidade é incalculável – como medir o valor de uma vida para os familiares de uma vítima de assassinato? –, mas, de um ponto de vista puramente monetário, um cálculo feito pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) dá uma idéia do impacto financeiro do crime no Brasil. Segundo essa estimativa, que leva em conta prejuízos materiais, tratamentos médicos e horas de trabalho perdidas, o crime rouba cerca de 10% do PIB nacional, o que dá mais de 100 bilhões de reais por ano.
Disponível em: https://super.abril.com.br/ciencia/a-origem-da-criminalidade/ - Acesso em: 16/11/2021.
Disponível em: https://blogs.correiobraziliense.com.br/aricunha/questao-de-tempo/ - Acesso em: 16/11/2021.
A educação de um indivíduo é resultado de um processo de acúmulo de capital humano que ocorre ao longo do ciclo de vida e envolve investimento e alocação do tempo. Os investimentos nos períodos iniciais do ciclo de vida propiciam o desenvolvimento de habilidades que potencializam a acumulação de capital humano nos períodos subsequentes e promovem melhores oportunidades para o indivíduo no mercado de trabalho, tornando-o menos propenso a cometer crimes.
Dessa forma, é possível que os resultados do investimento em educação sobre as taxas de criminalidade não sejam observados imediatamente, uma vez que é necessário um período para que as pessoas frequentem os cursos de formação educacional. Durante esse período, as pessoas desenvolvem habilidades que aumentam a produtividade, o que lhes possibilitará encontrar melhores oportunidades no mercado de trabalho, com maiores salários. No caso da educação de crianças e jovens, o tempo de frequência escolar e a interação nesse ambiente permitem a absorção das noções de moralidade, civilidade e de obediência às leis que, normalmente, integram as regras de convivência no espaço escolar e podem funcionar como um mecanismo informal de controle do comportamento dos indivíduos e de prevenção ao engajamento em atividades ilícitas.
Disponível em: https://www.scielo.br/j/ecos/a/rH8CZCgZ73dYqyVGKV3Xbzc/?lang=pt - Acesso em: 16/11/2021. Adaptado.
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Meios para enfrentar a criminalidade entre jovens brasileiros”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.