CONSUMO CONSCIENTE - Redação

CONSUMO CONSCIENTE

Instruções para a redação

1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O Texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
   4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.
   4.2. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
   4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.

Textos Motivadores

Texto 1

Disponível em: http://pensefuturo.com.br. Acesso em: 21 fev. 2019.

Texto 2

O que é a economia colaborativa?

A Economia Colaborativa engloba empresas que acreditam que oferecer o ACESSO a produtos é mais inteligente que oferecer a sua posse. Os três modelos que viabilizam o Consumo Colaborativo são:

Disponível em: www.facebook/sustentabilidadecolaborativa. Acesso em: 22 fev. 2019 (adaptado).

Texto 3

“Ecovila” é o nome que tem sido dado desde a década de 1990 a um estilo de vida e organização que pode abarcar projetos de moradia coletiva, preocupação com o meio ambiente, produção de culturas orgânicas e construção civil com materiais alternativos.

MAIS PERTO DA NATUREZA. Retratos: a revista do IBGE. N. 15, jan. 2019. p. 20-21 (adaptado).

Texto 4

Ex-moradora de rua cria loja de roupas gratuita para sem-teto poderem escolher o que querem vestir

Empoderamento. Talvez essa seja a palavra que melhor define a Re Solidário, uma loja de roupas gratuita (e a céu aberto), localizada em Santa Catarina, em que moradores em situação de rua podem escolher as peças que querem usar no dia a dia.

Disponível em: https://thegreenestpost.com. Acesso em: 21 fev. 2019.

Sobre a proposta

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Novas formas de consumo consciente”. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Código do tema: EOL1015

+ Propostas de Redação
Acesse os textos motivadores do tema clicando em LEIA MAIS.