Lembrar Senha

TRANSPORTE PÚBLICO - Redação

TRANSPORTE PÚBLICO

Instruções para a redação

1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O Texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
   4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.
   4.2. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
   4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.

Textos Motivadores

Texto 1

Atualmente no Brasil estamos enfrentando grandes problemas relacionados principalmente com o transporte público, esses problemas vão desde a má prestação de serviços pelas empresas de transporte coletivo, ao grande número de veículos que não param de aumentar transitando por nossas cidades e centros urbanos.

Se fossemos enumerar a quantidade de problemas que sofre a nossa sociedade hoje, em virtude dessa desordem urbana relacionada com o trânsito, um artigo apenas seria muito pouco para tanto. Estudos comprovam que um dos meios de transporte mais seguro e de baixo custo para a população é o transporte ferroviário. Países de primeiro mundo utilizam esse meio como um dos principais para transporte de passageiros e de cargas, o Brasil mesmo já comprovou essa eficiência a vários anos atrás. Mas, para incentivar a produção de veículos de carga e o transporte rodoviário, deixou de lado a manutenção e o interesse pelo transporte ferroviário.

Diante desses fatos apresentados ficam os seguintes questionamentos: Quem ganha com a desativação e privatização da rede ferroviária? Por que as autoridades competentes não elaboraram ainda algum tipo de programa visando à reativação desse serviço? Já que sabemos que além de melhorias na qualidade, pode também prestar um serviço a preço acessível à população.

Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/atualidades/transporte-publico-no-brasil.htm. Acesso em 20 outubro 2021.

Texto 2

Os engarrafamentos colossais, uma chaga que se reproduz cada vez mais nos grandes centros urbanos do País, são frutos de um novo e velho Brasil. A elevação do poder aquisitivo da população e as facilidades para se comprar um automóvel fazem parte deste novo País. De acordo com um estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada (Ipea), a frota brasileira de automóveis e motos deve dobrar até 2025.O conhecido Brasil da falta de investimentos em transporte público, dos ônibus e trens sucateados e do planejamento urbano restrito também contribuem para atar ainda mais o nó do trânsito nas ruas e estradas brasileiras. Nos últimos 10 anos, segundo a pesquisa do Ipea, o uso dos veículos coletivos desabou em 30%.

Disponível em: http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/transporte-brasil/. Acesso em 20 outubro 2021.

Texto 3

Cinco dados mostram como o transporte público ainda não é prioridade no Brasil:

1. 57,2% das distâncias percorridas pelas pessoas é feita em transporte público.
2. O transporte coletivo representa 29% das viagens, mas consome 49% do tempo gasto pelas pessoas
3. 72% de toda a energia consumida em transportes em um ano foi gasta por automóveis.
4. Transporte individual é responsável por 77% dos gastos públicos com mobilidade.
5. Transporte individual provoca custo de acidente de trânsito 6 vezes maior que o coletivo.

Os dados estão entre os números apresentados no relatório Sistema de Informações da Mobilidade Urbana, da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

Disponível em: http://www.softcia.com.br/modelos/14/5-dados-mostram-como-o-transporte-publico-nao-e-prioridade-no-brasil/. Acesso em 20 outubro 2021.

Sobre a proposta

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Transporte público no Brasil”. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Código do tema: EOL1028

+ Propostas de Redação
Acesse os textos motivadores do tema clicando em LEIA MAIS.