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OS DESAFIOS PARA AUMENTAR A REPRESENTATIVIDADE NA MÍDIA BRASILEIRA - Redação

OS DESAFIOS PARA AUMENTAR A REPRESENTATIVIDADE NA MÍDIA BRASILEIRA

Instruções para a redação

1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O Texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
   4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.
   4.2. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
   4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
Textos Motivadores

Texto 1

Essa é mais uma narrativa acerca da falta de acessibilidade sofrida pelo seu próprio autor, que é uma pessoa com deficiência. Jairo Marques é colunista do jornal Folha de S.Paulo, mas, apesar das indicações do Manual da Redação (2015), seus textos às vezes aparecem com ironia ao se referir a si mesmo, enquanto pessoa com deficiência, e ao empregar de modo pejorativo expressões historicamente preconceituosas. Especificamente neste último texto citado, o termo “aleijado” não é exposto em um contexto de menosprezo das pessoas com deficiência. A palavra próxima, entre aspas, “serumano”, parece apenas se referir à forma oral costumeira de se dizer “ser humano” e não a brincadeira acerca da humanidade das pessoas com deficiência. Diferente de outros textos do mesmo repórter e colunista da Folha, em que se emprega termos arcaicos. Termos arcaicos, conforme afirma Sassaki (2003), são advindos de outros períodos históricos e nem sempre dialogam com as exigências da linguagem democrática contemporânea que busca se pautar pela principiologia dos Direitos Humanos. 

Fonte: https://diariodocomercio.com.br/negocios/mulheres-ainda-sao-minoria-nos-cargos-de-lideranca/. Acesso em 30 mai. 2023.


Texto 2

Segundo dados do IBGE, dos 207,1 milhões de brasileiros que compõem a população hoje, 56% são negros; e até 2020, os negros representarão 8 entre cada 10 brasileiros. Em 2017, em meio à crise econômica que atingiu o país, a população negra movimentou R$ 1,6 trilhão, o que equivale a 24% do PIB brasileiro e representa crescimento de 7 pontos percentuais, comparado ao ano anterior. Outra pesquisa, feita pelo Data Popular, aponta que já em 2007 o rendimento anual da classe média negra estava em torno de R$ 337 bilhões, passando a R$ 554 bilhões em 2010, com crescimento de 38%. E, de acordo com levantamento feito pelo Sebrae, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), 50% dos donos de negócio são afrodescendentes, 49% são brancos e 1% pertencem a outros grupos populacionais. Como os afroempreendedores conseguem se manter e ainda fomentar a economia do país? Nem 30% dos empreendedores são empregadores (possuem ao menos um empregado) o que demonstra que a população negra a partir de seu poder de inovação busca abrir seu próprio negócio para sobreviver à recessão e ao desemprego. Consumo e empreendedorismo da comunidade negra não são, portanto, mais um nicho de mercado, mas uma realidade. “Estamos falando da maior parcela dos consumidores do país e de organizações que fortalecem o protagonismo negro”, apontou Jessica Silva Rios, sócia da Vox Capital, que mediou o painel.

Fonte: https://noticiasdeimpacto.com.br/empreendedorismo-negro-um-caminho-para-combater-a-desigualdade-e-reforcar-o-desenvolvimento-economico/. Acesso em 30 mai. 2023.


Texto 3

 Fonte: https://www.blend-edu.com/lei-de-cotas-legislacao-para-inclusao-de-pessoas-com-deficiencia-pcds/. Acesso em 30 mai. 2023.

Texto 4

A representatividade midiática é o ato de representar comunidades e grupos por meio de veículos de comunicação de grande alcance, como o cinema, a televisão, o rádio e os jornais. A mídia tem a tarefa importante de representar minorias, dando voz e força para aqueles que lutam contra preconceitos e estereótipos construídos ao longo do tempo. Um exemplo de representatividade na mídia é um filme ter grande parte do seu elenco negro e ocupando  papéis importantes para trama. A representatividade existe na mídia nacional e está caminhando para melhorar, mas é ainda muito mal distribuída, e os grupos que realmente necessitam dela, muitas vezes, acabam não sendo representados da forma que deveriam. Na verdade, muitos acabam sendo humilhados ou estereotipados pelo próprio complexo midiático, contribuindo ainda mais para uma cultura que exclui minorias pelo preconceito. Umas das formas incorretas de representar o negro, por exemplo, é generalizar ou usar termos em uma matéria que indicam que o “bandido” só é bandido, porque é negro. Ou mesmo insinuar que os demais da mesma etnia também o são.

Fonte: https://centralsul.org/2020/a-representatividade-das-minorias-na-midia-nacional/. Acesso em 30 mai. 2023.


Sobre a proposta

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo da sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Os desafios para aumentar a representatividade na mídia brasileira”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.

Código do tema: EOL1049

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