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INCLUSÃO DE DEFICIENTES - Redação

INCLUSÃO DE DEFICIENTES

Instruções para a redação

1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O Texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
   4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.
   4.2. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
   4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.

Textos Motivadores

Texto 1

O que é PcD?

A sigla PcD significa Pessoa com Deficiência e é o termo mais indicado para se referir a esta condição. Não se deve usar a palavra deficiente ou portadora de deficiência para denominar a pessoa com deficiência.

No dicionário Houaiss, a palavra portador diz respeito à pessoa que carrega ou conduz alguma coisa, carregador. Ou seja, portar não é um verbo que indica permanecer com algo, mas denota à temporalidade e a condição de objeto. Assim, nem todas as deficiências são temporárias e nenhuma é um objeto. Por isso, essa palavra não é a melhor nomenclatura para designar o indivíduo que tem alguma deficiência.

A pessoa com deficiência conta com a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Existem demais leis, decretos, ofícios e normas que regulamentam condições de acessibilidade e de serviços para pessoas com deficiência.

Tipos de deficiência

O CENSO 2000, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), constatou que 24,5 milhões de pessoas (o que representa 14,5% da população brasileira) apresentam dificuldades relacionadas à audição (5.750.809 pessoas), visão (16.573.937 indivíduos), motoras (7.879.601 pessoas), físicas (1.422.224 sujeitos) ou têm deficiência mental/intelectual (2.848.684 cidadãos).

Para diferenciar quando a situação aconteceu, as deficiências são classificadas nestes dois tipos:

Se a pessoa nasceu com a deficiência, dizemos que a deficiência é “congênita”.

Se a pessoa passou a ter a deficiência ao longo da vida, como por exemplo, após um acidente ou doença, dizemos que a deficiência é “adquirida”.

Disponível em: https://pcdmais.com.br/o-que-e-pcd/. Acesso em: 10 abril 2021.

Texto 2

“As atitudes capacitistas são aquelas preconceituosas e violentas que hierarquizam as pessoas em função da adequação de seus corpos, dizendo e tratando, através de discursos e ações culturais enraizadas, este corpo como incapaz”, explica Diego Leonardo Pereira, mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN). A antropóloga Anahi Guedes de Mello, pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que também é uma pessoa com deficiência, complementa que essas atitudes discriminatórias “refletem a falta de conscientização sobre a importância da inclusão e da acessibilidade para as pessoas com deficiência”.

Disponível em: https://revistatrip.uol.com.br/trip/precisamos-falar-sobre-capacitismo. Acesso em: 10 abril 2021.

Sobre a proposta

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Caminhos para inclusão e respeito às pessoas com deficiência no Brasil” apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

 

Código do tema: EOL1005

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