AUMENTO DO USO DO CELULAR - Redação

AUMENTO DO USO DO CELULAR

Instruções para a redação

1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O Texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
   4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.
   4.2. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
   4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.

Textos Motivadores

Texto 1

Disponível em: https://www.mobiletime.com.br/noticias/22/10/2019/aumenta-a-proporcao-de-criancas-de-4-a-6-anos-com-smartphone-proprio-no-brasil/. Acesso em: 02 jun. 2021.

Texto 2

No campo do entretenimento, 8 em cada 10 crianças afirmaram usar seus dispositivos para envio de mensagens instantâneas. Mais de 70% usa o tempo navegando em plataformas de vídeo, música e outras redes sociais. Para além das redes de comunicação e de notícias, 76% dos entrevistados disseram usar a internet para realização de pesquisas para trabalhos escolares. Confira o infográfico interativo com a lista das principais atividades realizadas online. Este uso com fim educativo relaciona-se com o posicionamento dos pais brasileiros. No levantamento da Viacom, 66% afirmaram que seus filhos são muito propensos a utilizar plataformas como o Youtube para consumir conteúdo pedagógico. 72% dos pais entrevistados acreditam que a internet pode tornar seus filhos mais inteligentes. Na pesquisa do CGI, 70% dos pais disseram acreditar que as crianças têm um acesso com segurança. Todavia, esta percepção pode se dar porque eles próprios não sabem como usar a rede.

Disponível em: https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/criancas-do-brasil-passam-50-de-tempo-mais-na-internet-do-que-media-global/. Acesso em: 02 jun. 2021.

Texto 3

Usar jogos educativos para celular é uma das melhores maneiras de aproveitar o tempo que as crianças e adolescentes passam no smartphone. Hoje em dia é muito comum ver a garotada com dispositivos móveis nas mãos por todos os lugares. E não importa a idade, parece que as novas gerações já nascem com os dedos prontos para deslizar as telas de smartphones e tablets. Nesse contexto tão tecnológico, os pais precisam estar sempre atentos para que não haja um uso excessivo ou inadequado desses aparelhos. [...] É importante estar atento ao fato de que cada aplicativo possui uma classificação indicativa que define a idade para qual o jogo é mais adequado. Esta etiqueta é obrigatória por lei e passa por uma avaliação criteriosa, por isso, procure respeitar a indicação. Para a sua escolha ser ainda mais fácil, separamos as nossas sugestões de aplicativos com jogos educativos para celular por idade.

Disponível em: https://blog.clarocombomais.com.br/jogos-educativos-para-celular/. Acesso em: 02 jun. 2020 (adaptado)

Sobre a proposta

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre “O aumento do uso de celulares entre as crianças”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Código do tema: EOL1021

+ Propostas de Redação
Acesse os textos motivadores do tema clicando em LEIA MAIS.