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ESTRATÉGIAS PARA GARANTIR A ALFABETIZAÇÃO DA POPULAÇÃO IDOSA NO BRASIL - Redação

ESTRATÉGIAS PARA GARANTIR A ALFABETIZAÇÃO DA POPULAÇÃO IDOSA NO BRASIL

Instruções para a redação

1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O Texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
   4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.
   4.2. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
   4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
Textos Motivadores

Texto 1

O caso das estudantes universitárias que debocharam da colega que tem mais de 40 anos colocou em destaque a questão do etarismo. Essa é uma situação recorrente no país. O professor aposentado Vicente Faleiros, de 81 anos, passou por isso até pra comprar ingresso para um jogo de futebol. O site não aceitava o ano de nascimento dele: 1941. Etarismo, ou idadismo, se refere ao preconceito que a pessoa pode sofrer em função da idade. A psicóloga Maria Cristina Hoffman diz que o etarismo afeta a saúde geral, pode causar depressão e levar a pessoa a desistir de sonhos e projetos. O etarismo pode acontecer contra jovens, mas é mais comum contra pessoas mais velhas, diz Maria Cristina. Em resposta ao caso da universitária de mais de 40 anos que sofreu etarismo, uma corrente se formou nas redes sociais em apoio a ela. Vários relatos de estudantes com mais de 40 e 50 anos mostram que não existe idade para seguir estudando. Na verdade, continuar os estudos na maturidade pode trazer benefícios como se manter ativo, estimular a memória e o raciocínio, abrir novas possibilidades de trabalho e realização pessoal, realizar um sonho antigo ou trocar de profissão.

Fonte: https://www.geledes.org.br/etarismo-discriminacao-por-idade-nao-atinge-somente-os-mais-velhos-e-antecede-violencia-contra-idosos/?gclid=CjwKCAjwge2iBhBBEiwAfXDBR_qJ7bONCRvTGOUzg5ND8d32ZfLYKR5ctNg7IEV4YanljAIxKTi6jBoCmhMQAvD_BwE. Acesso em 10 mai. 2023.


Texto 2

SEÇÃO V

DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Art. 37. A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria. 

§1º Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames. 

§2º O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si. 

Art. 38. Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular. 

§1º Os exames a que se refere este artigo realizar-se-ão: 

I – no nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de quinze anos; 

II – no nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de dezoito anos.

Fonte: https://www.mpsc.mp.br/campanhas/bullying. Acesso em 10 mai. 2023.


Texto 3

A população envelheceu em um contexto sociopolítico pouco favorável. Por um lado, temos idosos que exerceram durante toda a vida atividades laborais desgastantes, principalmente na agricultura e produção artesanal, e que por isso não tiveram oportunidade de obter educação formal. Por outro, as mulheres envelheceram em uma época cujo papel social era voltado exclusivamente para os cuidados do lar, dos filhos e dos mais velhos, ficando constantemente à margem da educação formal. Considerando estes fatores, São Paulo tem hoje uma grande população analfabeta ou semianalfabeta, principalmente do sexo feminino. Importante notar que o analfabetismo também está relacionado a piores níveis socioeconômicos e à dificuldade de acesso aos serviços essenciais, garantidos pelo Estado. 

Hoje a capital paulista tem grande demanda por parte dessa população para a realização de atividades de educação formal. É certo que esse dever seria, em geral, da secretaria de educação. Contudo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o envelhecimento ativo (no sentido inclusivo deste termo) é definido como o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas. A intenção é possibilitar que as pessoas experimentem seu potencial de bem-estar físico, social e mental ao longo de toda vida e que participassem na sociedade de acordo com suas necessidades, desejos e capacidades - ao mesmo tempo, lhes fornecendo proteção, segurança e cuidado adequados quando necessário.

Fonte: https://saudedapessoaidosa.fiocruz.br/alfabetiza%C3%A7%C3%A3o-para-idosos-ferramenta-na-constru%C3%A7%C3%A3o-do-processo-de-sa%C3%BAde. Acesso em 10 mai. 2023.


Texto 4


Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/142590-brasilia-e-a-capital-brasileira-com-maior-incidencia-de-bullying/. Acesso em 17 abr. 2023.



Texto 5

O MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a municípios que apresentam alta taxa de analfabetismo, sendo que 90% destes localizam-se na região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos. Podem aderir ao programa por meio das resoluções específicas publicadas no Diário Oficial da União, estados, municípios e o Distrito Federal. Saiba mais.

 Objetivo: Promover a superação do analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos e contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil. Sua concepção reconhece a educação como direito humano e a oferta pública da alfabetização como porta de entrada para a educação e a escolarização das pessoas ao longo de toda a vida.

 Ações: Apoiar técnica e financeiramente os projetos de alfabetização de jovens, adultos e idosos apresentados pelos estados, municípios e Distrito Federal.

Fonte: http://portal.mec.gov.br/programa-brasil-alfabetizado. Acesso em 10 mai.. 2023.


Sobre a proposta

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo da sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Estratégias para garantir a alfabetização da população idosa no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.

Código do tema: EOL1047

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