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MULHERES NA CIÊNCIA - Redação

MULHERES NA CIÊNCIA

Instruções para a redação

1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O Texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
   4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.
   4.2. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
   4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.

Textos Motivadores

Texto 1

Recentemente, um feito notável chamou a atenção do público brasileiro para a participação feminina na ciência. O sequenciamento do novo coronavírus, realizado pelas cientistas Jaqueline de Jesus e Ester Sabino, da Universidade de São Paulo (USP), apesar de timidamente celebrado, ajudou a destacar a qualidade da produção científica que as mulheres vêm desenvolvendo, apesar dos desafios inerentes de um país que não investe consistentemente no trinômio inovação, ciência e tecnologia e das barreiras que se erguem frente à mulher pesquisadora.

Maioria nas graduações e pós, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), as mulheres representam apenas 10% dos pesquisadores em ciências exatas, entre os membros da Academia Brasileira de Ciências (ABC), de acordo com o Instituto de Psicologia da USP. [...]

Disponível em: https://www.correiodobrasil.com.br/necessaria-valorizacao-papel-mulheres-ciencia/. Acesso em: 06 maio 2021.

Texto 2

O prêmio “Para Mulheres na Ciência” já existe há 18 anos no mundo e, de uma parceria da L’Oreal com a Unesco e com a Academia Brasileira de Ciências. Surgiu no Brasil há 11 anos. A versão brasileira do prêmio acredita e defende a ideia de que a chave para se mudar o mundo está na ciência. E, com o intuito de promover a igualdade de gênero no país, incentiva a participação feminina no universo científico. Até hoje, foram premiadas 68 cientistas e pesquisadoras brasileiras, que receberam investimentos para dar continuidade às pesquisas, promovendo, assim, os desenvolvimentos da ciência e da pesquisa no Brasil.

Disponível em: https://blog.even3.com.br/mulher-na-ciencia/#:~:text=De%20acordo%20com%20dados%20da,28%25%20dos%20pesquisadores%20do%20mundo. Acesso em: 06 abril 2021.

Texto 3

Um estudo publicado em 2017 na Science – uma das revistas de maior prestígio científico – sugere que as noções de “genialidade” relacionadas ao gênero são adquiridas muito cedo e apresentam um efeito imediato sobre os interesses da criança. Este estudo demonstra que meninas de apenas 6 anos tendem a associar habilidades intelectuais como um estereótipo masculino, acreditando que elas e outras meninas não são tão “brilhantes” ou “geniais” quanto os meninos (Bian, 2017). [...]

Apesar de em 2010 o número de bolsas concedidas pelo CNPq ter atingido um equilíbrio numérico em relação ao gênero dos pesquisadores contemplados (Bolzani, 2017), a proporção entre homens e mulheres em cargos seniores deixa muito claro que, durante suas trajetórias profissionais, as mulheres enfrentam barreiras que limitam ou tornam tardia a ascensão a cargos de liderança em comparação aos seus colegas homens, mesmo em áreas de atuação praticamente “igualitárias”, como ciências da vida.

Disponível em: https://profissaobiotec.com.br/desigualdade-de-genero-na-ciencia-uma-reflexao-com-fatos-e-numeros/. Acesso em: 06 maio 2021.

Texto 4

 

Disponível em: http://www.generonumero.media/menos-de-3-entre-docentes-doutoras-negras-desafiam-racismo-na-academia/. Acesso em: 06 maio 2021.

Texto 5

Disponível em: https://twitter.com/larepublica_pe/status/1091688858868170752?lang=ru. Acesso em: 06 maio 2021.

Sobre a proposta

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “O espaço da mulher na ciência” apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Código do tema: EOL1011

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