Login
Lembrar Senha

EFEITOS DO COMÉRCIO CARVOEIRO - Redação

EFEITOS DO COMÉRCIO CARVOEIRO

Instruções para a redação

1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O Texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
   4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.
   4.2. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
   4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.


Textos Motivadores

Texto 2

Essa ideia faz sentido, do ponto de vista científico, pois enquanto as plantas crescem, absorvem gás carbônico para fazer fotossíntese, e esse carbono vira raízes galhos e folhas e pode voltar para atmosfera quando a planta morre e se decompõe. Se ela for enterrada de uma maneira que torne decomposição lenta, o carbono absorvido pela planta ficará preso no solo, tornando-o bem mais fértil. Os cientistas ainda têm dúvidas sobre o biocarvão, um estudo publicado na revista Science sugere que ele aceleraria a decomposição da matéria orgânica aumentando as emissões de carbono ao invés de manter o solo fértil como a ideia original sugere. “O comportamento do biocarvão pode depender tanto do tipo de cultura em que ele é usado, quanto da planta da qual foi feito e até mesmo da forma como foi aplicado no solo”, diz o agrônomo Etelvino Novotny, da Embrapa de Solos.

Disponível em: https://ecoturmaunip.wordpress.com/2010/04/19/o-carvao-do-bem/. Acesso em: 02 jun. 2021.

Texto 3

“Por seus efeitos sobre a qualidade do ar e as emissões de gás carbônico, o carvão foi muito criticado nos últimos anos, mas é muito cedo para afirmar que chegou o fim deste combustível”, opina Keisuke Sadamoi, diretor da divisão de mercadores e segurança energética da AIE, em um comunicado. O planeta deve consumir 5,6 bilhões de toneladas de carvão em 2021, menos que na estimativa anterior, de 5,8 bilhões de toneladas, afirma o organismo em seu relatório anula sobre o mercado de carvão. Depois de alcançar a marca de 4% ao ano entre 2000 e 2013, o crescimento da demanda mundial deve cair a uma média de 0,6% anal no período 2015-2021.

Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2016/12/1840599-consumo-mundial-de-carvao-deve-diminuir-ate-2021.shtml. Acesso em: 02 jun. 2020.

Sobre a proposta

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre “Os efeitos do comércio carvoeiro no Brasil”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Código do tema: EOL1018

+ Propostas de Redação
Acesse os textos motivadores do tema clicando em LEIA MAIS.