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O INCENTIVO A CIÊNCIA - CAMINHOS PARA MELHORIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA - Redação

O INCENTIVO A CIÊNCIA - CAMINHOS PARA MELHORIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA

Instruções para a redação

1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O Texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
   4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.
   4.2. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
   4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
Textos Motivadores

Texto 1

“A característica fundamental da ciência e do cientista brasileiro é uma única palavra: resiliência”, destacou Chaimovich, no evento que marcou o lançamento do relatório no Brasil, realizado nesta sexta-feira, 11 de junho. “Mas a resiliência tem um limite”, completou o professor, que assina o capítulo brasileiro do relatório em parceria com o matemático Renato Pedrosa, especialista em políticas de ciência, tecnologia e educação superior, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O brasileiro em geral está acostumado, por força das circunstâncias, a fazer muito com pouco; mas não existe milagre, especialmente na ciência. A redução do orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) no período 2014-2018 (contemplado pelo relatório da Unesco) foi da ordem de 50%, segundo dados também compilados por Chaimovich e publicados na edição mais recente da revista Pesquisa Fapesp. E de lá para cá, a situação só piorou. De 2012 para 2021, a redução é de dramáticos 84% — de R$ 11,5 bilhões para R$ 1,8 bilhão, em valores atualizados pela inflação. 

Fonte: https://jornal.usp.br/universidade/politicas-cientificas/dados-mostram-que-ciencia-brasileira-e-resiliente-mas-esta-no-limite/. Acesso em 16 mai. 2023.


Texto 2

Você lembra o que desejava ser na vida adulta quando era criança? Astronauta, professor, médico, engenheiro... e por que não cientista? É para expandir o leque de possibilidades no futuro de crianças que hoje estão em salas de aulas, estimular o interesse desses estudantes pelas carreiras científicas desde a infância e adolescência e aprimorar o ensino de ciências nas escolas públicas de educação básica que o Programa Ciência na Escola (PCE) existe. Se desde o ensino fundamental até o ensino médio, esses alunos tiverem a oportunidade de conhecer, experimentar, testar e observar a ciência, de forma lúdica e convidativa, poderão considerar este um caminho possível não apenas para si próprios, como também para o desenvolvimento do país.  A iniciativa é uma parceria dos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é responsável pela plataforma na qual o Programa é gerenciado, monitorado e avaliado e seus resultados são disponibilizados.

Fonte: https://www.rnp.br/noticias/programa-ciencia-na-escola-estimula-o-interesse-de-estudantes-de-educacao-basica-e-publica. Acesso em 16 mai. 2023.


Texto 3

Fonte: https://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2021/06/034-045_capa-financiamento_304-1-desktop-true.png. Acesso em 16 mai. 2023.

Texto 4

A Ciência exerce uma grande influência em nossa vida cotidiana a ponto de ser difícil imaginar como seria o mundo atual sem a sua contribuição ao longo do tempo. Particularmente no mundo dos medicamentos é fácil relembrar a grande evolução acontecida após a segunda guerra mundial. A Ciência tem sido a grande responsável pelas transformações tecnológicas que têm suportado as incríveis evoluções nas concepções dos novos medicamentos, aos entendimentos de mecanismos de ação de fármacos, das particularidades das relações entre estruturas químicas e efeitos farmacológicos, assim como dos efeitos adversos. Contudo, a Ciência, ao lado de proporcionar novas abordagens em torno da maioria dos aspectos envolvidos em nossa vida, também produziu seus efeitos colaterais, tais como as questões éticas importantes envolvidas na clonagem ou nas manipulações genéticas, no uso de animais de laboratório, entre outros.

Fonte: https://revistas.cff.org.br/?journal=infarma&page=article&op=view&path%5B%5D=572&path%5B%5D=pdf. Acesso em 16 mai. 2023.


Texto 5

Thiago Andrade Gonçalves está estudando a apropriação e os usos do território periférico pela Feira Literária da Zona Sul (FELIZS), com objetivo de "contribuir com subsídios para a elaboração de políticas públicas e para as ações dos próprios coletivos reunidos na FELIZS", nas palavras do jovem, que percorre 2 horas para chegar na universidade (UNIFESP), que fica na zona leste. Enquanto Ana Clara da Silva, estuda as (des)continuidade das políticas públicas culturais da Casa de Cultura do M'Boi Mirim, frente às mudanças/transição de gestão do espaço, a fim de compreender como as ações políticas-administrativas impactam na dinâmica e manutenção do espaço. Essas são algumas das pesquisas apresentadas neste I Encontro de Jovens Pesquisadoras(es) de M'Boi Mirim e Campo Limpo. Outros trabalhos que também foram discutidos, vale a pena buscar os anais do encontro ou mesmo participar dos próximos encontros do Fórum de Pesquisadoras(es) de M'Boi Mirim, que estão sendo realizados de maneira remota. Acreditamos que encontros como esses precisam ser intensificados, que a ciência deve ser instrumento da classe trabalhadora e que contribua para acabar com as dores que atingem o povo periférico, mas que também coloquem em relevo as lutas e relações culturais e políticas que emergem nas periferias.

Fonte: https://desenrolaenaomenrola.com.br/colunas/o-conhecimento-a-servico-da-periferia-repensando-o-papel-da-ciencia. Acesso em 16 mai. 2023.



Sobre a proposta

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo da sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Incentivo à ciência: caminhos para melhoria da sociedade brasileira”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.

Código do tema: EOL1059

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